Consórcio de Informações Sociais

Palavras-chave

Fórum Brasileiro de Segurança Pública

Nos últimos decênios, a investigação científica sobre segurança pública e violência tem avançado enormemente no Brasil. Surgiram dezenas de institutos de pesquisa e centenas de investigadores e multiplicaram-se os encontros dedicados ao tema. Nesse contexto, preciosas bases de dados são produzidas todos os anos. Atualmente o CIS tem 46 bases de dados nessa temática, o que é apenas uma pequena parte desse rico universo. Viabilizar o acesso a essas bases para toda a comunidade de pesquisa na área é impulsionar o aprofundamento da compreensão que temos a respeito de tais fenômenos sociais e é algo que pode ser feito com um custo muito baixo.

Com essa disposição em mente foi firmada uma parceria do CIS com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, prevendo a disponibilização de diversos bancos de dados de pesquisas realizadas pelo FBSP em conjunto com entidades parceiras.

Mais importante ainda: FBSP e CIS estarão juntos mobilizando a comunidade para que pesquisadoras e pesquisadores enviem seus bancos de dados. Veja como fazer isso no item Compartilhe Dados. Note que todas as bases de dados disponibilizadas na plataforma do CIS têm autoria original identificada.

Os primeiros bancos, frutos da parceria, já estão disponíveis: o primeiro foi gerado a partir da pesquisa Percepção sobre violência sexual e atendimento a mulheres vítimas nas instituições policiais, em agosto de 2016, e o segundo refere-se à pesquisa Visível e invisível: a vitimização de mulheres no Brasil, de março de 2017. Ambas contaram com apoio técnico do Instituto de Pesquisas Datafolha.

Nos próximos meses, o acervo do CIS nas temáticas de violência e segurança pública devem ser ampliados substancialmente. Fiquem atentos e atentas.

Sobre o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP)

O Fórum Brasileiro de Segurança Pública foi constituído em 2006 como uma organização não-governamental, apartidária, e sem fins lucrativos, cujo objetivo é construir um ambiente de referência e cooperação técnica na área de atividade policial e na gestão de segurança pública em todo o País. Composto por profissionais de diversos segmentos, o FBSP tem por foco o aprimoramento técnico da atividade policial e da governança democrática da segurança pública. O FBSP faz uma aposta radical na transparência e na aproximação entre segmentos enquanto ferramentas de prestação de contas e de modernização da segurança pública.

Link: http://www.forumseguranca.org.br

Bancos de Dados

Percepção sobre violência sexual e atendimento a mulheres vítimas nas instituições policiais

A pesquisa que mensura as percepções da população sobre a violência sexual contra a mulher e também as percepções sobre o atendimento policial aos casos reportados.

Link: http://www.nadd.prp.usp.br/cis/DetalheBancoDados.aspx?cod=B556&lng=pt-brFonte: Fórum Brasileiro de Segurança Pública

Visível e invisível: a vitimização de mulheres no Brasil

Uma pesquisa sobre a percepção da violência contra a mulher e sobre a vitimização sofrida segundo os tipos de agressão, o perfil da vítima e as atitudes tomadas frente à violência.

Link: http://www.nadd.prp.usp.br/cis/DetalheBancoDados.aspx?cod=B557&lng=pt-brFonte: Fórum Brasileiro de Segurança Pública/Instituto de Pesquisas Datafolha