Consórcio de Informações Sociais

Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) - 2012

Código:

Tipo:

B562

Banco de Dados Quantitativo

Organizador(es):

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

Sumário:

A pesquisa investiga diversas características socioeconômicas e demográficas da população brasileira, algumas de caráter permanente na série histórica, como as características gerais da população, de educação, trabalho, rendimento e habitação, e outras com periodicidade variável, como as características sobre migração, fecundidade, nupcialidade, saúde, segurança alimentar e outros temas que são incluídos no sistema de acordo com as necessidades de informação para o país.

Suporte Institucional:

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

Universo:

População brasileira residente nos domicílios particulares (permanentes e improvisados), e em unidades de habitação em domicílios coletivos, nas áreas urbana e rural de todo o país.

Amostragem:

A amostragem da PNAD 2011 foi de 147.203 unidades domiciliares, abrangendo um universo de 362.451 pessoas. A PNAD é realizada por meio de uma amostra probabilística de domicílios obtida em três estágios de seleção: unidades primárias - municípios; unidades secundárias - setores censitários; e unidades terciárias - unidades domiciliares (domicílios particulares e unidades de habitação em domicílios coletivos). Na seleção das unidades primárias e secundárias (municípios e setores censitários) da PNAD da segunda década deste século, foram adotadas a divisão territorial e a malha setorial vigentes na data de referência do Censo Demográfico 2010.

Fonte de Coleta:

Questionários estruturados.

Instituição Patrocinadora:

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

Período de Referência:

28 de setembro de 2011 a 29 de setembro de 2012

Período de Coleta:

2012

Data de Conclusão:

Setembro de 2012

Citação do Banco de Dados:

IBGE - INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, 2012 (Banco de dados). Rio de Janeiro: IBGE, 2012. In: Consórcio de Informações Sociais, 2018. Disponível em <http://www.cis.org.br>. Acesso em 22/04/2018.

Programas Utilizados:

SPSS e CSV

Vocabulário:

Família; Índices Socioeconômicos; Desigualdade / Exclusão; IBGE; Demografia; Nutrição; PNAD; Domicílio