Consórcio de Informações Sociais

Pesquisa Dimensões Sociais das Desigualdades - PDSD

Código:

Tipo:

B549

Banco de Dados Quantitativo

Organizador(es):

Nelson do Valle Silva e Carlos Antônio Costa Ribeiro

Sumário:

O presente conjunto de bancos de dados é resultado da pesquisa que surgiu a partir do Projeto de Sistema de Indicadores de Estratificação e Mobilidade Social, coordenado pelo pesquisador Nelson do Valle Silva (IESP-UERJ). A proposta foi a de reunir indicadores que medissem com maior rigor a dinâmica da desigualdade e da mobilidade social no Brasil, e assim fossem além do que as pesquisas governamentais permitiram até então. A pesquisa levou a cabo esta tarefa, e trouxe questões de grande importância ao debate, como os diferentes momentos, ao longo da vida de um indivíduo, em que a desigualdade se reproduz ou impõe suas maiores barreiras.

Suporte Institucional:

Instituto de Estudos Sociais e Políticos - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP/UERJ)

Universo:

População brasileira (exceto região Norte), com extenso questionário socioeconômico respondido pelos chefes de domicílio e seus cônjuges.

Amostragem:

Amostra aleatória estratificada. O conjunto contém dois bancos de dados: um referente aos domicílios, e outro aos seus moradores. O primeiro possui contagem de 8.048 casos, enquanto o segundo traz 26.146 casos, cada um representando um indivíduo. O desenho amostral baseia-se em informações de setores censitários do Censo Demográfico de 2000. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, e o intervalo de confiança é de 95%.

Fonte de Coleta:

Questionários estruturados.

Instituição Patrocinadora:

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Ministério da Ciência e Tecnologia (CNPq/MCT)

Período de Referência:

Outubro de 2008 a Março de 2009

Período de Coleta:

Outubro de 2008 a Março de 2009, com dados retrospectivos sobre a família de origem de chefes de domicílio e cônjuges.

Data de Conclusão:

Mar/2009

Citação do Banco de Dados:

IBOPE. As Dimensões Sociais da Desigualdade, 2008 (Banco de Dados). Rio de Janeiro, 2008. In: Consórcio de Informações Sociais, 2017. Disponível em <http://www.cis.org.br>. Acesso em 29/06/2017.

Programas Utilizados:

SPSS

Vocabulário:

Família; Índices Socioeconômicos; Desigualdade / Exclusão; Nutrição; Saúde; Economia; Domicílio; Combate à pobreza; Origem Social